Muito mais que informação. Uma prestação de serviço.
Senado aprova projeto que obriga governo a pagar por perícias médicas do INSS até 2024
Senado aprova projeto que obriga governo a pagar por perícias médicas do INSS até 2024

Senado aprova projeto que obriga governo a pagar por perícias médicas do INSS até 2024

Senado aprova projeto que obriga governo a pagar por perícias médicas do INSS até 2024. Proposta prorroga validade de lei que expirou em setembro de 2021. Texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) um projeto que obriga o governo federal a pagar até 2024 por perícias médicas em processos judiciais que envolvam benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Video Globo News

A lei que garantia que o Poder Executivo arcasse com esses custos expirou em setembro de 2021, e, por isso, precisou ser renovada. Originalmente, estes encargos seriam de responsabilidade da Justiça Federal, mas como o Poder Judiciário atingiu seu teto de gastos, a demanda sobrou para o Executivo.

A perícia é necessária para que o INSS avalie pedidos dos trabalhadores, como, por exemplo, para receber o auxílio-doença ou para se aposentar por invalidez. O relator, Nelsinho Trad (PSD-MS), afirma que desde setembro as perícias estão “praticamente” paradas.

“Desde então, as perícias médicas judiciais estão praticamente paralisadas, o que impacta em processos judiciais sobre a concessão de benefícios por incapacidade, como auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez”, explicou o relator.

Trad também informou que no mês passado se reuniu com a presidente do Instituto Brasileiro de Perícias Médicas, Ana Carolina de Alemida Couto, e que, segundo ela, “por mês, aproximadamente 55 mil processos judiciais param por falta dos laudos técnicos”.

Fonte: G1

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *