Muito mais que informação. Uma prestação de serviço.
Deputado FEDERAL: nomes lembrados em pesquisa pelos eleitores do DF
Deputado FEDERAL: nomes lembrados em pesquisa pelos eleitores do DF

Deputado FEDERAL: nomes lembrados em pesquisa pelos eleitores do DF

Em pesquisa espontânea, os brasilienses apontaram ao menos 29 nomes. No DF, são oito vagas para deputado federal.

Os eleitores do Distrito Federal ainda estão indecisos sobre quem escolher para ocupar as oito vagas da capital na Câmara dos Deputados. Segundo dados da pesquisa exclusiva Metrópoles/Ideia divulgada nesta sexta-feira (24/6), 70% dos brasilienses ainda não têm um nome definido.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A pesquisa é espontânea, ou seja, os entrevistados citam o nome de quem votariam, sem que as opções sejam previamente exibidas.

Quando opinaram sobre o voto para deputado federal, os eleitores lembraram de 29 nomes. Todos com percentuais de intenção de voto parecidos, sem distância que possa mostrar algum político ou partido despontando.

Entre os oito parlamentares que já compõem a bancada do DF, sete são citados pelos eleitores.

Dos políticos com mandato, Erika Kokay (PT) é o nome mais citado espontaneamente pelos entrevistados, com 2,1%. Bia Kicis (PL) vem em segundo lugar, com 0,9%; Julio Cesar (Republicanos) aparece em seguida, com 0,7%; Celina Leão (PP) tem 0,5%; Professor Israel (PSB) empata com Paula Belmonte (Cidadania), ambos com 0,3%, e Flávia Arruda (PL) tem 0,2%.

No grupo dos 24 deputados distritais que compõem a atual legislatura, nove nomes são lembrados na pesquisa espontânea para alçar voo ao cargo de federal: Delegado Fernando Fernandes (Pros), 0,9%; Martins Machado (Republicanos), 0,5%; Rafael Prudente (MDB), 0,4%; Reginaldo Veras (PV), 0,3%; Leandro Grass (PV), 0,3%; José Gomes (PP), 0,3%;

Ex-secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani (PL) também tem 0,3%. Claudio Abrantes (PSD), Júlia Lucy (União) e Jorge Vianna (PSD) ficam com 0,2% cada.

No ranking geral, Erika Kokay está em primeiro. O ex-deputado federal e policial militar Alberto Fraga (União) aparece em segundo lugar; o Delegado Bruno, em terceiro.

Veja gráfico com os nomes:

Pesquisa

Metrópoles divulgará uma série de pesquisas eleitorais encomendadas pelo portal ao Instituto Ideia. Os levantamentos para aferir a preferência do eleitorado brasiliense serão publicados até a véspera do segundo turno.

Foram entrevistadas 1.200 pessoas na faixa etária de 16 anos ou mais, com Título de Eleitor, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre os dias 16 e 21 de junho.

A pesquisa quantitativa foi realizada com aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números DF-04171/2022 e BR-09578/2022.

Fonte: Metrópoles.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *